DATA 04/05/2020 (2ª Feira) 5º Ano – A.
CABEÇALHO(REALIZE EM SEU CADERNO)
E.M “MIGUEL LATANZIO”
MONTE MOR, 04 DE MAIO DE 2020.
PAUTA:
·
LEITURA
INDIVIDUAL
·
LÍNGUA PORTUGUESA
·
PRODUÇÃO DE TEXTO
·
MATEMÁTICA.
·
ARTE
1º - LEITURA
INDIVIDUAL: LEIA O TEXTO( ORFEU E EURIDICE) NO
LIVRO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES,NA
PÁGINA 7 E FAÇA AS ATIVIDADES DAS PÁGINAS 7 A 9.
COMPONENTE CURRICULAR:LÍNGUA
PORTUGUESA:
LIVRO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PÁGINA 6, COMPLETE COM S, SS, Z OU Ç.
3º - PRODUÇÃO DE TEXTO( REALIZE EM SEU CADERNO)
TEMA: “COMO A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS AFETOU MINHA
VIDA E DE MINHA FAMÍLIA”.
COMPONENTE
CURRICULAR:MATEMÁTICA
1 – RESOLVA AS SITUAÇÕES PROBLEMAS:
) ANTÔNIO É
VENDEDOR DE AUTOMÓVEIS, EM JANEIRO VENDEU 5 AUTOMÓVEIS, FEVEREIRO 7 AUTOMÓVEIS E
MARÇO 4 AUTOMÓVEIS. A CADA AUTOMÓVEL VENDIDO ELE RECEBE UMA COMISSÃO DE
R$2.000,00, QUANTO ELE RECEBEU DE COMISSÃO AO FINAL DOS TRÊS MESES CITADOS?
RESPOSTA:______________________________________________________
b ANA PAULA COLECIONA
FIGURINHAS DE PRINCESAS, JÁ TEM 65 FIGURINHAS, COMPROU MAIS 15, SO QUE 5 ERAM
REPETIDAS ENTÃO DEU A SUA AMIGA MÔNICA, COM QUANTAS FIGURINHAS ELA FICOU?
RESPOSTA____________________________________________________
c JANAINA FOI A FEIRA E COMPROU 2 KG DE TOMATE
POR R$ 10,00, 3 DÚZIAS DE BANANAS POR R$9,00, 1 KG DE LARANJA POR R$ 3,00 E 1 CAIXA DE OVOS POR R$12,00.
PAGOU TUDO
COM R$50,00, QUANTO SOBROU DE TROCO?
RESPOSTA___________________________________________
2 – RESOLVA AS ADIÇÕES ( ARME E EFETUE)
A- 1243 + 142 =
B- 546
+ 789 =
C- 321+
689 =
D- 2256
+1569 =
3 – COMPLETE A TABELA DE ACORDO COM A
POSIÇÃO NUMÉRICA SEGUINDO O MODELO
CENTENA
DE MILHAR
|
DEZENA
DE MILHAR
|
UNIDADE
DE MILHAR
|
CENTENA
|
DEZENA
|
UNIDADE
|
|
124.248
|
1
|
2
|
4
|
2
|
4
|
8
|
5.679
|
||||||
24
|
||||||
985
|
||||||
278.438
|
||||||
9.005
|
4º ORGANIZE OS NÚMEROS NA ORDEM
CRESCENTE( DO MENOR PARA O MAIOR.)
a - 566 – 48 – 74 –
342 – 1.233 – 10 – 608 – 986.
____________________________________
b - 1.564 – 9 – 16 –
9.867 – 79 – 587 – 593 – 0.
____________________________________
DATA
04/05/2020 (2ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
ATIVIDADE: ATUALMENTE MUITAS PESSOAS REALIZAM A ARTE DO
MOSAICO, OS MOSAICOS COMPÕEM IMAGENS EM PISOS, PAREDES, TAMPOS DE MESA, BANCOS
E OUTROS OBJETOS.
RECORTE DE REVISTAS ALGUMA IMAGEM DE MOSAICO E COLE
NO CADERNO DE ARTE, LEMBRE-SE QUE O MOSAICO ESTÁ PRESENTE NA NATUREZA TAMBÉM.
DATA 05/05/2020 (3ª Feira) 5º Ano.
CABEÇALHO(REALIZE
NO CADERNO)
PAUTA:
·
MATEMÁTICA.
·
HISTÓRIA.
·
EDUCAÇÃO FÍSICA.
COMPONENTE
CURRICULAR MATEMÁTICA
1 – NO LIVRO
DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES – REALIZE
AS ATIVIDADES DAS PÁGINAS 40 E 41, USE COMO RECURSO A TABELA DO LIVRO NAME –
MATEMÁTICA NA PÁGINA 102 (ORDENS E CLASSES DOS NÚMEROS)
COMPONENTE
CURRICULAR: HISTÓRIA
1 – LEIA O TEXTO A SEGUIR COM ATENÇÃO.
DESCOBRIMENTO
DO BRASIL
O dia 22 de abril de 1500 marcou
oficialmente a chegada dos portugueses ao território brasileiro, e esse evento
é muito conhecido como “descobrimento do Brasil”.
A chegada dos portugueses aqui foi um dos momentos mais marcantes das grandes
navegações, realizadas por eles durante todo o século XV. A partir desse
acontecimento, a presença portuguesa no território foi constante.
A expedição de Pedro
Álvares Cabral contava com 13 embarcações, sendo nove naus, três caravelas e uma naveta de mantimentos.
Os líderes de cada uma das embarcações eram: Pedro Álvares Cabral, Sancho
Tovar, Simão de Miranda de Azevedo, Aires Gomes da Silva, Nicolau Coelho, Nuno
Leitão da Cunha, Vasco de Ataíde, Bartolomeu Dias, Diogo Dias, Gaspar de Lemos,
Luís Pires, Simão de Pina e Pero de Ataíde.
A expedição de Cabral
também contava com 1200 a 1500 homens, que zarparam de Lisboa no dia 9 de março
de 1500. Após zarpar, a expedição navegou diretamente para o arquipélago de
Cabo Verde, portanto, tomou uma rota distante da costa africana.
A
rota da expedição de Cabral foi a seguinte:
·
9 de março:
zarparam de Lisboa.
·
14 de março:
passaram pelas Ilhas Canárias.
·
22 de março:
passaram por Cabo Verde.
·
23 de março:
desaparecimento da nau de Vasco Ataíde.
·
29 e 30 de março:
adentraram a região de calmaria na zona equatorial.
·
10 de abril:
passaram a 210 milhas de Fernando de Noronha.
·
18 de abril:
estavam próximos da Baía de Todos os Santos.
·
21 de abril:
avistaram sinais de aproximação de terra.
·
22 de abril:
avistaram o Monte Pascoal.
Os portugueses seguiram mais alguns dias explorando
a costa brasileira, e no dia 26 de abril, um domingo, celebraram a primeira
missa no Brasil, realizada pelo frei Henrique de Coimbra.
Depois, os comandantes da expedição decidiram enviar uma embarcação para Portugal com a notícia do achamento da nova terra. Pero Vaz de Caminha também
foi nomeado para relatar, com detalhes, as novidades das terras encontradas.
No
dia 2 de maio, a expedição de Cabral partiu do Brasil em direção à Índia. O rei
português, D Manoel I, ficou sabendo da notícia do achamento da nova terra
ainda em 1500. Apesar disso, o Brasil ficou em segundo plano, uma vez que a
prioridade portuguesa, naquele momento, era continuar com o comércio na Índia.
2 – RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR NO CADERNO.
a)QUAL A DATA
OFICIAL DA CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL?
b) EM QUAL SÉCULO
ISSO ACONTECEU?
c) QUEM FOI O
LÍDER DA EXPEDIÇÃO E QUANTAS EMBARCAÇÕES HAVIA?
d) QUANTOS HOMENS
HAVIA NA EMBARCAÇÃO?
e) PESQUISE NO
DICIONÁRIO OU GOOGLE O QUE SIGNIFICA NAUS, CARAVELAS E NAVETAS E REGISTRE NO
CADERNO.
f) QUANDO FOI
CELEBRADA A PRIMEIRA MISSA NO BRASIL E POR QUEM?
g) EM QUE DATA A
EXPEDIÇÃO PARTIU DO BRASIL?
h) POR QUE O REI
PORTUGUÊS D, MANUEL I DEIXOU O BRASIL EM SEGUNDO PLANO?
i) O QUE VOCÊ
ACHA MAIS INTERESSANTE SOBRE O DESCOBRIMENTO DO BRASIL PELOS PORTUGUESES?
DATA 05/05/2020 (3ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ORIENTAÇÕES AOS
RESPONSÁVEIS: O MOMENTO DA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE
EDUCAÇÃO FÍSICA PROPICIA A UNIÃO E O FORTALECIMENTO DOS LAÇOS FAMILIARES.
ENTÃO, APROVEITEM PARA REALIZAREM TODOS JUNTOS, NUM CLIMA DE ALEGRIA E
DESCONTRAÇÃO! USEM ROUPAS CONFORTÁVEIS, CALÇADO APROPRIADO E NÃO ESQUEÇAM DE SE
HIDRATAR. IMPORTANTE OBSERVAR QUE A CRIANÇA ESTÁ EM PLENO DESENVOLVIMENTO E
PRECISAMOS RESPEITAR O SEU RITMO.
ATIVIDADE:
PARTES DO CORPO
DOIS
JOGADORES SENTADOS FRENTE A FRENTE. ENTRE ELES UMA BOLINHA OU OUTRO OBJETO
QUALQUER. OUTRA PESSOA COMANDA O JOGO FALANDO AS PARTES DO CORPO E OS JOGADORES
DEVEM COLOCAR AS MÃOS ONDE FOI FALADO. QUANDO A PESSOA FALAR ALGO QUE NÃO É
PARTE DO CORPO OS JOGADORES TENTAM PEGAR A BOLINHA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL. QUEM
PEGAR PRIMEIRO VENCE. O JOGO SE REPETE E SE REVEZA QUEM COMANDA O JOGO.
EXEMPLO:
CABEÇA, JOELHO, NARIZ, CASA... CABELO,
BOCA, PÉ, BOLA...
FORMA
DE REGISTRO: (CADERNO/FOLHA)DESENHAR O CORPO
HUMANO ESCREVENDO E SINALIZANDO SUAS PARTES.
DATA 06/05/2020 (4ª Feira) 5º Ano
CABEÇALHO(REALIZE
EM SEU CADERNO)
PAUTA:
·
LEITURA
INDIVIDUAL.
·
LÍNGUA
PORTUGUESA.
·
GEOGRAFIA.
·
ARTE.
1º - LEITURA INDIVIDUAL:(DIÁLOGO) LIVRO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PÁGINA 10.
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA
PORTUGUESA.
2º LIVRO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REALIZE AS
ATIVIDADES DAS PÁGINAS 10,11 E 12.
COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA
1] LEIA O
TEXTO COM ATENÇÃO E RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR:
INSTRUMENTOS
DE LOCALIZAÇÃO.
O homem, ao longo
dos tempos, sempre desenvolveu as mais curiosas e engenhosas maneiras de se
localizar sobre a superfície terrestre. Os seres humanos pré-históricos, por exemplo, desenvolveram métodos de marcação em superfícies e paredes de pedras
como forma de identificação de suas localizações para que eles não se
perdessem. Além disso, várias civilizações antigas sabiam utilizar a posição
dos astros e do sol para identificar as suas posições geográficas e escolherem
a direção a ser seguida em suas viagens.
No caminho dessas descobertas, alguns aparelhos
foram utilizados para identificar, localizar e orientar as posições e caminhos
traçados pelos homens em seus diferentes percursos sobre a superfície
terrestre. Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventos, a bússola e, mais recentemente, o GPS.
A rosa dos ventos é um instrumento extremamente
importante por apontar e dividir os diferentes pontos de orientação
cartográficas, conhecidos como pontos cardeais.
Os pontos cardeais são quatros: norte (N), sul (S),
leste (E) e oeste (W). A combinação entre eles dá origem aos pontos
colaterais: nordeste (NE), noroeste (NW), sudeste (SE) e sudoeste (SW).
Os pontos cardeais podem ser absolutos (quando consideram toda a Terra)
e relativos (quando são estabelecidos a partir de um referencial específico).
Exemplo de pontos cardeais absolutos: “O Brasil encontra-se quase
totalmente na região sul do Planeta Terra”.
Exemplo de pontos cardeais relativos: “O posto de gasolina mais próximo
encontra-se a nordeste de nossa localização atual”.
A bússola é um dos
mais antigos instrumentos ainda utilizados pelo homem. Não se sabe ao certo
o onde ela foi inventada, mas acredita-se que os chineses tenham sido os
responsáveis.
E la funciona a partir
da atração de seu ímã para com o sul magnético do planeta, que corresponde a o norte geográfico. Dessa forma, ela estará sempre apontando em direção à região
norte do globo, auxiliando navegantes e outros tipos de aventureiros a não se
perderem.
O uso da bússola,
apesar de muito importante, vem caindo em desuso. Isso porque ela mostra-se
b bastante imprecisa quando está perto de objetos magnéticos ou elétricos e,
dependendo da região onde de estiver, ela para de funcionar. Outro problema é que,
de acordo com alguns g geólogos, o polo magnético da Terra vem lentamente se
alterando, deixando as bússolas c cada vez menos.
p Os pontos cardeais podem ser absolutos (quando consideram toda a Terra)
e relativos (quando s V não estabelecidos a partir de um referencial específico).
Exemplo de pontos cardeais absolutos: “O Brasil encontra-se quase
totalmente na região sul do Planeta Terra”.
Exemplo de pontos cardeais relativos: “O posto de gasolina mais próximo
encontra-se a nordeste de nossa localização atual”.
A bússola é um dos
mais antigos instrumentos ainda utilizados pelo homem. Não se sabe ao certo onde ela foi inventada, mas acredita-se que os chineses tenham sido os
responsáveis.
E la funciona a partir
da atração de seu ímã para com o sul magnético do planeta, que corresponde a o
norte geográfico. Dessa forma, ela estará sempre apontando em direção à região
norte do
globo, auxiliando navegantes e outros tipos de aventureiros a não se perderem.
globo, auxiliando navegantes e outros tipos de aventureiros a não se perderem.
O uso da bússola,
apesar de muito importante, vem caindo em desuso. Isso porque ela mostra-se bastante imprecisa quando está perto de objetos magnéticos ou elétricos e,
dependendo da
região o onde estiver, ela para de funcionar. Outro problema é que, de acordo com alguns geólogos, o polo magnético da Terra vem lentamente se alterando, deixando as bússolas cada vez menos precisas.
região o onde estiver, ela para de funcionar. Outro problema é que, de acordo com alguns geólogos, o polo magnético da Terra vem lentamente se alterando, deixando as bússolas cada vez menos precisas.
O GPS – abreviação para a expressão Global Positioning System,
que significa “Sistema de Posicionamento Global” – é um aparelho pequeno que,
graças ao apoio de mais de 20 satélites e das coordenadas geográficas, é capaz
de indicar e localizar qualquer ponto da superfície terrestre. Trata-se,
portanto, do mais moderno dos aparelhos de localização inventados pelo homem.
Esse
importante instrumento foi inventado na década de 1960, durante a Guerra do
Vietnã, e, desde então, vem se aperfeiçoando cada vez mais. Além de fornecer a
localização, o GPS também funciona como memorizador de rotas, indicador de hora
e velocidade do deslocamento, i informa a altitude em que nos encontramos, entre
outras funções.
O GPS – abreviação para a expressão Global Positioning System,
que significa “Sistema de Posicionamento Global” – é um aparelho pequeno que,
graças ao apoio de mais de 20 satélites das coordenadas geográficas, é capaz
de indicar e localizar qualquer ponto da superfície t terrestre. Trata-se,
portanto, do mais moderno dos aparelhos de localização inventados pelo homem.
Esse
importante instrumento foi inventado na década de 1960, durante a Guerra do
Vietnã, e, desde então, vem se aperfeiçoando cada vez mais. Além de fornecer a
localização, o GPS também funciona como memorizador de rotas, indicador de hora
e velocidade do deslocamento, i informa a altitude em que nos encontramos, entre
outras funções.
RESPONDA (EM SEU CADERNO)
a OS SERES HUMANOS PRÉ –
HISTÓRICOS DESENVOLVERAM MÉTODOS DE MARCAÇÃO PARA QUE?
COMO A POSIÇÃO DOS ASTROS E DO SOL AJUDAVAM OS HUMANOS PRÉ –
HISTÓRICOS?
QUAIS SÃO OS
PRINCIPAIS E MAIS UTILIZADOS APARELHOS DE LOCALIZAÇÃO?
)
QUAIS SÃO OS
PONTOS CARDEAIS?
)
QUAIS SÃO OS
PONTOS COLATERAIS?
f COMO A BÚSSOLA
FUNCIONA?
g O QUE SIGNIFICA
GPS E O QUE ELE É CAPAZ DE INDICAR E LOCALIZAR?
DATA 06/05/2020
(4ª Feira) 5ºANO
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
ATIVIDADE:
RELEMBRANDO
AS IMAGENS FEITAS COM TÉCNICAS DO MOSAICO, PRODUZA UM MOSAICO, LEMBRE-SE DE
UTILIZAR UMA DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS, (QUADRADO, RETÂNGULO OU TRIÂNGULO ETC) NO
DESENHO DO SEU MOSAICO, RECORTE EM PEQUENAS PEÇAS, (TESSELAS) E MONTE COLANDO
NO CADERNO, VOCÊ IRÁ CONSTRUIR UMA IMAGEM.
DATA 07/05/2020 (5ª Feira) 5º Ano
CABEÇALHO(REALIZE
EM SEU CADERNO)
PAUTA:
·
MATEMÁTICA.
·
CIÊNCIAS.
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
1º – NO CADERNO MONTE CORRETAMENTE A OPERAÇÃO E RESOLVA AS
SUBTRAÇÔES.
LEMBRE – SE: CADA NÚMERO DEVE ESTAR NA SUA POSIÇÃO
CORRETA CONFORME O EXEMPLO.
MILHAR
|
CENTENA
|
DEZENA
|
UNIDADE
|
1
|
2
|
4
|
|
-
|
6
|
8
|
|
0
|
5
|
6
|
a)
1335 – 169=
b)
5545 – 3326=
c)
888 – 333=
d)
780 – 532=
e)
100 – 79=
f)
7600 – 4590=
g)
99 – 79=
h)
483 – 384=
2º NO
CADERNO ESCREVA POR EXTENSO SEGUINDO O MODELO:
EXEMPLO : a) 1.324: MIL TREZENTOS E VINTE E
QUATRO.
b) 8.320:
c) 478:
d) 773:
e) 6.352:
f) 986:
g) 301;
h) 277:
i) 19:
j) 594.
COMPONENTE
CURRICULAR: CIÊNCIAS
1º LEIA OS TEXTOS COM ATENÇÃO E RESPONDA AS
QUESTÕES ABAIXO NO CADERNO.
CICLO DA ÁGUA.
A água passa por
vários estados, aparecendo na forma líquida,
sólida ou gasosa.Quando estudamos como esses fenômenos ocorrem
na natureza, falamos em ciclo da água.
A quantidade de água dos lagos, rios e mares, e nos seres vivos, é muito grande. Com o calor produzido pelo sol, ela passa por um processo chamado evaporação. Nesse fenômeno, as partículas que formam a água se apresentam bem afastadas, permitindo com que ela seja levada para o céu, na forma gasosa. Depois, essa água forma nuvens.
A água que fica na
toalha depois que nos enxugamos, após o banho, passa por esse mesmo processo,
quando penduramos esse tecido no varal. Os
ventos, o calor e a pouca umidade fazem com que a evaporação ocorra mais
rapidamente.
As nuvens, quando ficam bem cheias de água, se
precipitam, ou seja: se transformam em chuva, lançando água no estado líquido. Parte da água que cai no solo penetra essa
camada, formando os lençóis subterrâneos, ou freáticos. Outra parte é
encaminhada para rios, lagos, represas e mares.
Às vezes, essa água
acumulada nas nuvens pode resfriar tanto que passa a se apresentar no estado
sólido, congelada. Por esse motivo é que ocorrem as chuvas
de granizo e as nevascas. Estas últimas ocorrem nas regiões mais frias do
Brasil e do planeta em geral.
Com a presença do sol e/ou aumento do calor, todo esse
gelo tende a derreter. Assim, a água volta para o estado líquido, sendo, mais tarde,
novamente evaporada.
A ONU (Organização das Nações
Unidas) prevê que, no ano de
2025, aproximadamente metade da população enfrentará problemas relacionados à
falta de água doce não contaminada e/ou poluída; se nada for feito até
lá.Imagine você vivendo com pouca
água: como iria tomar banho, matar a sede, cozinhar, limpar a
casa, lavar louça. Não seria bastante difícil? Por esse motivo é que devemos criar consciência sobre a importância de
não se desperdiçar a água, mantendo atitudes da maneira mais corretamente
possível.
|
A ÁGUA E NOSSO PLANETA
A Organização Mundial da Saúde (ONU) Escolheu o dia 22 de março
como dia mundial da água, para nos lembrar da importância da água para
existência da vida no planeta Terra. Há 4,6 bilhões de anos, nosso planeta
estava se formando e havia muito vapor d’água.
Como o resfriamento da crosta terrestre, a água se condensou e
formou oceanos, mares, lagos, possibilitando o aparecimento da vida.
A ciência desconhece a existência de seres que possam viver sem
água, por isso ela é considerada o líquido da vida!
FONTE:HTTP://CHC.CIENCIAHOJE.UOL.COM.BR/AGUA-E-VIDA/>
|
ASSISTA SE POSSÍVEL O VÌDEO SOBRE CICLO DA ÁGUA NO YOU TUBE CANAL BRASIL
ESCOLA: ACESSANDO O LINK: https://www.youtube.com/watch?v=rBY4UPF4S2c
RESPONDA AS QUESTÕES NO CADERNO:
a) NO SEU PONTO DE VISTA PORQUE A ÁGUA É ESSENCIAL A VIDA?
b) ALGUM SER VIVO É CAPAZ DE VIVER SEM ÁGUA? POR QUÊ?
c) QUAIS OS ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA?
d) COMO SE CHAMA O PROCESSO CAUSADO PELO CALOR DO SOL SOBRE OS RIOS, MARES E LAGOS?
e) DEPOIS DESSE PROCESSO OU FENÔMENO O QUE ACONTECE COM AS PARTÍCULAS DE ÁGUA?
f) O QUE ACONTECE COM AS NUVENS QUANDO FICAM CHEIAS?
g) QUANDO A ÁGUA ACUMULADA NAS NUVENS SE RESFRIA e CONGELA O QUE PODE OCORRER?
h) QUAL A PREVISÃO DA ONU (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS) PARA O ANO DE 2025?
i) COMO VOCÊ E SUA FAMÍLIA PODEM CONTRIBUIR PARA A PRESERVAÇÃO DESSE BEM TÃO VALIOSO?
j) SE VOCÊ ASSISTIU O VÍDEO INDICADO, DESCREVA O CICLO DA ÁGUA ATRAVÉS DE UM DESENHO.
DATA 08/05/2020 (6ª Feira) 5º Ano.
CABEÇALHO(REALIZE
EM SEU CADERNO)
PAUTA:
·
LÍNGUA
PORTUGUESA.
·
INGLÊS.
·
EDUCAÇÃO FÍSICA.
COMPONENTE
CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA.
1º
LEITURA INDIVIDUAL E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO:
PÔR DO SOL
QUANDO MENINO,
NA PRAIA, RECOSTAVA NO COQUEIRO DE
FRENTE PARA O POENTE.
APÓS O ESPETÁCULO, SUBIA NA MAGRELA
NO CÉU AINDA
MATIZES DE AQUARELA!
COM O FUNDO PELA FRENTE,
LÁ VAI O MENINO
PEDALANDO CONTENTE
AGRADECENDO O DIA E
DESEMBRULHANDO O PRESENTE.
AUTOR: ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA.
|
2º RESPONDA
AS QUESTÕES EM SEU CADERNO APÓS A LEITURA DO TEXTO:
)
QUAL O GÊNERO
TEXTUAL?
b QUAL O NOME DO
AUTOR DO LIVRO?
c HÁ PALAVRAS QUE
RIMAM? QUAIS SÃO?
d A PALAVRA MAGRELA
NO POEMA REFERE-SE A QUE?
O TEXTO FALA DO
PÔR DO SOL COMO SE FOSSE UMA PINTURA OU IMAGEM ARTÍSTICA, QUAIS AS PALAVRAS DO
POEMA MOSTRAM QUE O SOL, AO FINAL DA TARDE, APARECIA COMO UMA PINTURA?
2º JÁ APRENDEMOS
A DIFERENÇA ENTRE SUBSTANTIVOS E ADJETIVOS.
SUBSTANTIVO:Classe de palavras com que se atribui nome aos seres, ações,
objetos, características, sentimentos, estados. Exemplo: Marcos ( nome
próprio), São Paulo ( nome de estado), mesa ( objeto), flor ( nome), branco
(característica), cachorro ( ser vivo), alegria ( sentimento), Brasil (nome do
país)
ADJETIVO:Adjetivo é toda palavra que caracteriza o substantivo, atribuindo
-lhe qualidade, defeito, estado, condição, etc. Ex.: homem bom (qualidade), menino traquina (defeito), moça feliz (estado), família rica (condição).
3º FAÇA EM SEU CADERNO:
a)
DESCREVA NO CADERNO QUAIS SÃO OS SUBSTANTIVOS QUE VOCÊ ENCONTROU NO POEMA PÔR DO SOL
b) DESCREVA QUAIS ADJETIVOS
VOCÊ ENCONTROU NO POEMA PÔR DO SOL
4º JÁ APRENDEMOS TAMBÉM O QUE É VERBO.
VERBO:Classe de
palavras que indica ação, processo, estado ou alteração de um estado. Exemplo:
andar, correr, comer, dormir, estudar, falar, sonhar, parar, cantar, brincar,
confessar, etc.
5º REESCREVA AS FRASES
DE ABAIXO DOS POEMAS EM SEU CADERNO E COMPLETE A LINHA COM O VERBO QUE FALTA.
a)
NA PRAIA
_______________NO COQUEIRO
b)
APÓS O
ESPETÁCULO ____________________NA MAGRELA
c)
LÁ _____O
MENINO
d)
_____________CONTENTE!
e)
___________AGRADECENDO
O DIA
DATA 08/05/2020
(6ª Feira) 5º ano
COMPONENTE CURRICULAR: Inglês
ATIVIDADE: HOT ANDCOLD (QUENTE E FRIO)
1. DRAW SOMETHINGTHATREPRESENTS HOT. (DESENHE NO CADERNO/FOLHA ALGO QUE REPRESENTE O QUENTE)
2.
DRAW SOMETHINGTHATREPRESENTS COLD. (DESENHE ALGO QUE REPRESENTE
O FRIO/GELADO)
DATA 08/05/2020 (6ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ATIVIDADE:
ACERTAR O ALVO
EM
FAMÍLIA, CONFECCIONAR BOLINHAS DE MEIA (COLOCAR JORNAL DENTRO) OU SOMENTE O
JORNAL AMASSADO. REVESTIR COM FITA ADESIVA FAZENDO O FORMATO. NA PAREDE,
PRENDER UM CESTO OU UM BALDE, SE ISSO NÃO FOR POSSÍVEL, DEIXAR NO CHÃO. A UMA
CERTA DISTÂNCIA, TENTAR ACERTAR O ALVO (BALDE) COM A BOLINHA. IR AUMENTANDO A
DISTÂNCIA. PODE-SE FAZER UMA DISPUTA DE QUEM ACERTA MAIS ARREMESSOS OU QUEM
ACERTA DE MAIS LONGE. ALTERNAR O ARREMESSO COM A MÃO DIREITA E ESQUERDA.
FORMA DE REGISTRO:DESCREVER (CADERNO/FOLHA) COMO A ATIVIDADE FOI REALIZADA EM FORMA DE TEXTO.
EXEMPLO DE ROTEIRO: (ESSAS PERGUNTAS SERVEM APENAS
PARA CONDUZIR O SEU TEXTO, NÃO É PARA SOMENTE RESPONDÊ-LAS, ACRESCENTE SUAS
IDEIAS):
- AS BOLINHAS
FORAM CONFECCIONADAS OU VOCÊ TINHA EM CASA?
- COMO ELAS FORAM FEITAS?
- QUEM AJUDOU?
- FOI USADO QUE MATERIAL PARA SERVIR DE CESTA? ONDE
FICOU APOIADO?
- FOI MAIS FÁCIL COM A MÃO DIREITA OU ESQUERDA?
- QUEM DA FAMÍLIA TEVE MAIS ACERTOS?
-
VOCÊ GOSTOU DE REALIZÁ-LA? FOI DIVERTIDO?
Nenhum comentário:
Postar um comentário